domingo, 13 de novembro de 2011

Biblioteca a precisar de intervenção urgente! Ou talvez não...


Corredores estreitos. Livros, livros, livros. Estante após estante. Mais livros, livros, livros. Ao fundo, uma janela, máximo 90 cm x 90 cm. A biblioteca pertence a uma escola de um país da UE e contraria todas as orientações do programa RBE a que nós estamos já habituados. O espaço,  pequeno, fechado e com pouca luz. Quase asfixiante. Contudo, serve uma escola secundária de topo, que forma alunos vencedores de prémios a nível nacional e internacional. Apesar do espaço modesto e exíguo, a Bibliotecária coloca-nos, orgulhosamente, à vontade para uma visita por entre as estantes. Livros muito usados, lidos e relidos vezes sem conta, vencidos pelo tempo e gastos pelas mãos de muitos que, certamente, os utilizaram para construir o seu conhecimento.
Apesar disso, que encanto a biblioteca transmite!... Que sentido de respeito, de responsabilidade e de orgulho!... Que peso cultural!...

O meu desejo é que, com espaços bem apetrechados e esteticamente apelativos, dotados de equipamentos inovadores e com tecnologia de ponta (não vi computadores ou videoprojectores na biblioteca), possamos transmitir aos nossos alunos o mesmo respeito e sentido de responsabilidade em relação à Biblioteca que eu senti existir por parte dos alunos daquela escola. 

Sandra Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário