domingo, 12 de fevereiro de 2012

Novos ambientes virtuais de aprendizagens *


O crescimento exponencial das novas tecnologias e o surgimento de ferramentas e recursos digitais cada vez mais apelativos e interativos têm oferecido aos utilizadores da BE, e aos intervenientes no processo educativo, um conjunto de potencialidades que facilitam práticas, ao mesmo tempo que colocam determinados constrangimentos.

A quantidade de informação e de conteúdos disponíveis, a facilidade em termos de comunicação, as possibilidades de criação de comunidades virtuais de aprendizagem e a pluralidade de recursos, para nomear apenas alguns aspetos, afirmam-se como mais-valias no contexto da escola atual que, após o investimento feito nos últimos anos, tem vindo a ser dotada de equipamentos que permitem o acesso fácil e relativamente rápido à informação e ao mundo oferecido pela Internet.

A Biblioteca Escolar afirma-se como elemento central neste contexto por reunir um conjunto de serviços, equipamentos e práticas que visam o desenvolvimento de literacias que permitam aos alunos afirmar-se como utilizadores conscientes de todas as potencialidades oferecidas.
Contudo, constrangimentos como o saber lidar com a imensidão de informação, saber utilizá-la de forma correta e respeitando direitos de autor, utilizar a net para mais do que apenas entretenimento afirmam-se como desafios que se colocam diariamente aos alunos e, é claro, aos professores e educadores.

Para além disso, e embora existam exemplos de comunidades virtuais, nas nossas escolas impera ainda uma cultura de pouca partilha e de muitas reservas em relação a este tipo de prática. Para além da utilização da plataforma Moodle, de blogues e de páginas de Facebook poucos exemplos temos de práticas de “comunidades virtuais” nos moldes que se vêm defendidos nas teorizações sobre o assunto.

Apesar de todas as dificuldades, alguns passos estão já a ser dados e estou certa que, num futuro próximo, e graças à insistência de alguns, teremos nas nossas escolas grupos de pessoas que se reúnem um pouco como nós nos reunimos nesta Pós-Graduação: com um objetivo comum, partilhando interesses e procurando evoluir em termos de conhecimento e competências.

* Reflexão apresentada no âmbito da Unidade Curricular BENT.

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